Para uma espécie que quer sempre conquistar mais e se cobra tanto por isso, temos pouca ciência dedicada às metodologias de aprendizagem. Por outro lado, muitos coaching de sucesso para concursos, provas de vestibular e residência (a maioria deles sem nenhuma formação em neurociências, vira coaching pela falácia do “se eu passei, sei ensinar você também a passar”).
▪️ O estudo abaixo mostrou (cientificamente) que a leitura por smartphone resultou em uma compreensão reduzida e menor desempenho em testes após a leitura. Isso se deve a uma hiperatividade do córtex pré-frontal durante a leitura do smartphone.
▪️Ah, mas no smartphone eu consigo ler mais e por mais tempo? Não‼️O uso de smartphones não aumentou significativamente o tempo de estudo.
▪️ Atualmente temos evidência para:
– superioridade da leitura em papel e reduzir tempo de exposição a telas;
– importância do sono para consolidação da memória e desempenho;
– repetição prática espaçada no tempo sendo inclusive superior ao mesmo tempo de exposição do assunto mais próximas no tempo.
– Exercício físico regular associado a menor declínio cognitivo e demência.
E com menos estudos: quem faz e ensina aprende mais do que quem só faz que aprende mais do que quem só escuta o assunto passivamente.
